3 de fevereiro de 2013

O porquê da viagem pelo Paraná

É engraçado como a vida  toma seus caminhos.
Eu estou indo para o Paraná a trabalho, a diversão e a compromisso com um amigo.
Compromisso? Pois é. Compromisso com amigo é coisa séria!

Eu diria que essa viagem, na verdade, começou em novembro de 2010, quando, trabalhando na Editora O Viajante, recebi um e-mail de um cara (Robison Portioli), que tinha escrito um livro chamado Vida Nômade, onde ele relatava histórias de viagens durante sua infância e pela América do Sul. Na hora me interessei e guardei o e-mail pensando que em breve compraria. E foi o que aconteceu, dia 25 de dezembro de 2010 comprei o livro.

Eu comprei, li e ao final fiz aquilo que eu deveria fazer: escrevi um e-mail para o Robison só para contar o quanto eu tinha gostado do livro, o quanto eu tinha me identificado e o quanto depois de "fazer parte da vida dele", lendo aquelas páginas, eu tinha me sentido próxima, quase como uma amiga de infância.

Eu entendia exatamente o que ele queria dizer e percebi que éramos iguais em muitos aspectos e, sobretudo, dividíamos a mesma inquietude, a mesma vontade de voar, fugir de padrões, tínhamos valores semelhantes. Ingredientes certos para uma boa amizade, mesmo que virtual (já que ele morava na Irlanda). Dito e feito... depois de trocar e-mails nos adicionamos no facebook e aos poucos fomos construindo uma amizade simples e sincera; conversamos sobre viagens, projetos, coisas em geral.

Até que um dia ele me falou da vontade de reeditar o livro, já que a primeira edição estava esgotando. Logo me coloquei a disposição para ajudar no que fosse necessário. Uma ajudinha aqui, uma opinião ali, um indicação acolá e entre muitos sorrisos, "bons dias", expectativas a coisa foi tomando forma, até que um dia tínhamos uma data e um local! O livro seria reeditado, mas agora pela editora O Viajante, e o lançamento ficou para o dia 25 de fevereiro, em Curitiba! E eu certamente estaria lá! Dividindo esse momento feliz e importante para meu amigo!

Mas se eu ia até Curitiba... porque não aproveitar também e conhecer um pouco mais do estado? Porque não aproveitar e já inventariar uns campings? Porque não aproveitar para ir conhecer a Ilha de Superagui? Porque não ir até a Reserva Salto Morato? Porque não?
Comecei a pesquisar locais e possibilidades e acabei decidindo ir passar o carnaval no Paraná e depois dar uma esticadinha de duas semanas (na real uma esticadona!) viajando pelo litoral do estado, para finalmente, dia 25 estar de volta a Curitiba para prestigiar meu amigo!

Assim se montou essa viagem, que se não fosse por aquele e-mail recebido em novembro de 2010, provavelmente não existiria.

Nossa inquietude nos move, cada um seguindo seu caminho. Logo após nos encontrarmos pessoalmente pela primeira vez em Curitiba, enquanto eu provavelmente ainda estarei no Paraná, ele estará nada mais nada menos, que embarcando com a Fernanda, sua namorada e também parceira de viagens, para uma viagem de 7 meses ao redor do mundo! Essa viagem pode ser acompanhada pelo Blog Vida Nômade.


Ao Robison, eu agradeço a amizade, as conversas sábado/domingo de manhã e o constante incentivo nas minhas viagens (inclusive essa do Paraná) e nos projetos, tanto no FuiAcampar, como na "reativação" desse blog!

2 comentários:

  1. Bom... Fiquei com vontade de ler Vida Nômade...

    ResponderExcluir
  2. Luiza querida,

    Só pra dizer q não conhecia o blog, e q agora vou seguir!!
    Ah, e li a sua descrição inteira: AMEI!!!

    Beijossss, Manu

    ResponderExcluir