12 de fevereiro de 2013

Reserva do Sebuí


Às 7h eu estava acordada arrumando uma mochilinha de ataque com tudo necessário para passar o dia na Reserva do Sebuí. A promessa era trilhas pela mata e 3 cachoeiras. Fomos eu e mais dois casais de amigos, a Valquiria e o Fernando e a Julia e o Marcelo. Conheci os 4 lá no Salto Morato e acabamos conseguindo combinar de fazer mais esse passeio juntos.  Ao final, antes do embarque, teve um outro casal que se juntou ao grupo. Fomos em três casais e mais eu. Todo mundo jovem, disposto e gente boa, com vontade de curtir a natureza e sem frescuras.


Revoada de Guarás - a coisa mais linda que já vi.
Depois de quase 1h de barco passando por canais de mangue, chegamos ao local onde começava a trilha, já na Reserva do Sebuí. Apesar de se chegar na reserva por barco, ela fica no continente, um pouco ao norte de Guaraqueçaba.

Na primeira parte andamos por cerca de 40 minutos até chegar na primeira cachoeira, ela deveria ter uns 30m de altura de uma água transparente e gelada (como já era de se esperar).
Uns com mais dificuldade, outros com menos, mas a verdade é que todos se jogaram na água. A cachoeira tinha um bom espaço para nadar, mas era difícil ficar debaixo dela.  Ficamos ali um bom tempo e depois seguimos pela trilha pois ainda tinha mais duas cachus para conhecer. 




A segunda delas, logo depois da primeira era apenas para observar, olhando de cima pelo mato que passava ao lado. Para chegar na terceira foi mais uma boa caminhada em meio ao mato. Quando eu falo mato, é mato mesmo, virgem, sem ação do homem. Às vezes bastante fechado e sempre repleto de insetos, animais e plantas diferentes. Ao longo do caminho vimos 2 cobras e umas pegadas de animais maiores. Tipo de lugar que eu não gostaria de estar perdida e sozinha. A terceira cachoeira me encantou. Menorzinha mas com uma queda única e um poço  de água verde (capa do meu facebook). Todo mundo dentro d’água de novo! 


Na volta parte do caminho viemos por dentro do rio de águas transparentes: delicioso! 



Voltamos para Guaraqueçaba e fomos todos para uma padaria fazer um lanche reforçado. Depois o Marcelo e a Julia pegaram o bus de volta para Curitiba e eu a Valquiria e o Fernando fomos tentar esquematizar a ida para Superagui, já que o barco que faz esse transporte regular tinha sido apreendido. Ali, no píer mesmo, conversei com um guri e combinei de no dia seguinte ele levar eu e o casal para a Ilha.

0 comentários:

Postar um comentário