20 de fevereiro de 2013

Caminhando sob o sol em Matinhos e Caiobá


Hoje o plano era conhecer a praia, ou melhor, todas as praias possíveis, a pé.  O camping que eu estou fica em Caiobá, que é uma das praias que pertence ao município de Matinhos. Peguei meu guia do litoral e caminhei pela Praia Grande até o Morro do Boi, contornei por trás dele e cheguei na praia mansa. 

Morro do Boi, dividindo a Praia Grande da Praia Mansa.

Adorei mas, caminhando mais para a esquerda, descobri mais uma prainha que me encantou totalmente, se chamava Praia Bela! Decidi que ficaria ali, pelo menos por um tempo.  Metodicamente estendi minha canga na areia e fiz aquilo que raramente faço quando estou viajando:  parei tudo, dei um mergulho e depois me deitei na minha canga, sem pensar em nada.  Quase como uma meditação. Olhava o siri com um buraco próximo e cuidava as poucas pessoas que passavam de um lado para o outro. Quando o sol ficava quente demais, simplesmente repetia o processo: caminhava até a água, mergulhava, me refrescava e voltava para minha canga. Simples assim. 

Momento total relax...

Olhando para a Ilha da Tartaruga
Não sei quanto tempo fiquei na praia. Não estava controlando o tempo.  Uma hora que me deu sede saí a caminhar pela Praia Mansa até o final dela. 

Praia Mansa
Não tinha quase ninguém na praia estava quente e uma paz reinava naquele lugar.  Cheguei até o final dela e voltei tudo, quando estava de novo na praia grande resolvi caminhar por essa até o final também onde fica o mirante. Mais uma vez o sol estava forte e quando cheguei lá na ponta parei em uma sombra, sentei e descansei. Do outro lado do Mirante, fica a chamada Praia de Matinhos. Saí da Praia e fui conhecer o centrinho da cidade e acabei conseguindo comprar uma palmilha nova para meu tênis. Depois voltei tudo a pé mais uma vez. 

Praia de Matinhos
Acho que só nesse dia caminhei uns 15km entre idas e vindas pelas praias. Tinham me falado muito mal das praias do Litoral do Paraná. Entendi que fora Matinhos as praias são todas um retão de areia e mar.  Mas para quem é do RS isso não surpreende já que todas as praias do RS (exceto Torres) são assim e pior, com mar chocolatão em vez desse mar azul do Paraná.
Assim tranquila, com sol e fora de temporada Matinhos é uma delícia! Adorei!

Voltei para o camping um pouco antes de o sol se por, fiz um lanche, lavei umas roupas, fiquei curtindo o local enquanto arrumava minhas coisas e ouvia a algazarra dos passarinhos. 

Fim de tarde no Litoral Camping
De noite me  conectei e trabalhei mais um pouco e depois me joguei no meu isolante! Ô felicidade ter um isolante onde se jogar!


Longe de ser um ótimo guia, mas quebra um bom galho!

0 comentários:

Postar um comentário